segunda-feira, 19 de junho de 2017

SADO
Convite para si e para os seus amigos 

Chamam-me Sado, mas também já fui conhecido por Sadão, Calipus e pelas mais diferentes designações ao longo dos séculos desde que comecei e percorrer os 180 quilómetros que separam a zona do meu nascimento, no Alentejo, junto ao Algarve, até à minha foz em Setúbal, frente à Serra da Arrábida. 

Em Setúbal até gostam de me alcunhar por “rio azul” porque na maior parte dos dias apresento-me vestido com uma linda roupagem da mesma cor do céu. 

Imaginem que agora o meu amigo Rui Canas Gaspar escreveu mais de duas dezenas de temas que abrangem os mais diferentes aspetos da minha vida, desde a chegada dos fenícios e romanos, passando pela retenção das minhas águas nas barragens que os homens construíram ao longo do meu curso. 

Aproveitou este facto para ir dar uma vista de olhos a algumas belas e produtivas herdades que se encontram junto às minhas margens e não deixou de falar com as pessoas que por lá laboravam ou que tiraram o seu sustento das minhas águas. 

O autor escutou também e agora partilha, lindas e curiosas lendas e histórias contadas ao longo dos séculos naquelas noites quando a lua me vem beijar e os pescadores e barqueiros olham curiosos e com alguma inveja. 

Relata histórias de vida de apanhadores de ostras, de chocos e até de lixo deixado por alguns a quem lhe forneço o sustento e assim não deviam proceder, vá lá que também tenho muitos e bons amigos que me vêm limpar! 

Dizem que a minha é uma das mais belas baías do mundo e até faz parte de um seleto clube, mas poucos sabem o porquê e a sua origem, por isso ao contar a minha história de vida não poderia deixar de desvendar este “mistério”… 

SADO é a história da minha e de muitas vidas e locais que agora dou a conhecer com mais detalhe e que poderá para além de vos deliciar com a narrativa servir também de guia ecoturístico para melhor me conhecerem bem como parte do ambiente que me rodeia. 

Porque acredito que gosta de mim, saiba que está convidado, tal como os seus amigos, para a apresentação pública do livro que conta a minha história e que terá lugar em Setúbal, na Casa da Baía (do Sado, pois claro!...) no sábado, dia 8 de julho, pelas 18,00 horas. 


www.livrosdorui.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário