Livro: Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal

Para si amigo leitor

Finalmente posso informar os meus amigos leitores que dei por concluído o mais recente trabalho literário que vem na sequência do “Setúbal – Gente do Rio Homens do Mar”.

Desta forma respondo coletivamente às muitas mensagens que tenho recebido no sentido de saber para quando estará disponível o novo livro sobre as coisas e gentes setubalenses.

Comecei agora com o trabalho de revisão das duas centenas de páginas do “Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal” um trabalho que me tem vindo a dar particular prazer, porquanto me tem obrigado a aprofundar os meus conhecimentos sobre aspetos menos conhecidos da nossa Setúbal.

Acredito que com um pouco mais de trabalho e empenho o novo título estará nas bancas antes do fim do ano de 2015.

Obrigado pelo interesse.


Rui Canas Gaspar







* * * * * 


"Histórias Coisas e Gentes de Setúbal"
Mais um excelente contributo para a preservação da memória local. 
António Cunha Bento


* * * * * 

rostos.pt - o seu diário digital
Lançamento do livro «Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal»
Rui Canas Gaspar apresenta trabalho literário dedicado à cidade do rio azul
O lançamento do “Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal” terá lugar pelas 17,30 de sábado, 7 de novembro, a bordo do barco EVORA, ancorado à estacada nº 1, junto à Doca dos Pescadores, com entrada livre.

Rui Canas Gaspar apresenta-mais um trabalho literário onde aborda algumas dezenas de assuntos relacionados com a cidade do rio azul.
Ao longo de duas centenas de páginas do “Histórias Coisas e Gentes de Setúbal”, o autor delicia-nos com as mais variadas narrativas que vão dos tesouros romanos encontrados em Setúbal à bela e trágica história do Palácio da Comenda; do nascimento e ação do Coral Luísa Todi à “dança” dos monumentos setubalenses; narrando aqui também alguns aspetos da vida pública de figuras bem conhecidas dos setubalenses que vão do popular Finura à primeira rainha do Sado.

Este é sem dúvida um livro que qualquer setubalense vai gostar de ler atendendo à diversidade e natureza dos assuntos tratados e que representam mais um contributo do autor para a preservação da história local. 



                                                                                          * * * * * 

** * * * 

Paula Borrego a bordo do barco EVORA no decurso da apresentação do livro até parece ganhar asas com o seu entusiasmo contagiante

* * * * * 

O MEU MOMENTO BIBLIOTECÁRIO

A MINHA BLIBLIOTECA PESSOAL, HOJE FICOU MAIS RICA.

Sempre fui da opinião que, se não fossem alguns indivíduos espalhados pelo Mundo tirarem um bocadinho do seu tempo para colocar nas paredes, nas pedras e por fim no papel, a sua partilha de conhecimento com todos, hoje em dia garantidamente estaríamos sem saber quem eramos, de onde vimos, o que fizemos e para onde possivelmente poderemos ir.

Hoje tive o privilégio de estar com uma dessas pessoas, o meu amigo Rui Canas Gaspar

O meu amigo Rui tem vindo aos poucos com dedicação, perseverança e gosto, a editar vários livros sobre a nossa cidade de Setubal. Este legado que nos está a fazer chegar ás nossas mãos, não é mais nem menos um legado preciosíssimo para nós e que irá ficar para as gerações futuras.

Pois é com legados deste tipo, que se vai construindo a identidade de uma cidade, que tão esquecida foi, e que sempre teve uma grande e rica história. Mas que por ingenuidade de uns ou por querer guardar o seu conhecimento em segredo de outros, nunca foram transmitidas para nós, os presentes habitantes desta grande cidade “SETÚBAL”.

Lembro-me de crescer a ouvir contar algumas histórias incompletas de algumas figuras conhecidas dos mais antigos, ou casos passados na cidade, tais como os tesouros romanos encontrados na rua, ou o Almeida Bruxo, ou mesmo a fonte da Charoca. Hoje vou ter o gosto de saborear efectivamente como se passaram todas as histórias em que eu cresci a ouvir falar mas que nunca tive a hipótese de saber a historia completa.

Por estas razões todas, só tenho a agradecer ao meu Amigo Rui Cana Gaspar o gosto e a capacidade de partilhar connosco o seu conhecimento.

Bem-haja e ficarei a aguardar os próximos capítulos de uma cidade com muita história SETÚBAL.

Carlos Cardoso



                                * * * * * 


Amigo Rui Canas Gaspar

As minhas primeiras palavras são para lhe dizer que acabei há dias de ler o seu livro e para lhe endereçar o meu MUITO OBRIGADO por ter conseguido fazer-me “regressar” a Setúbal para rever toda uma vivência começada aos 15 anos e interrompida há bem poucos.

São também para lhe dar os parabéns pela obra produzida, pois ela é o espelho fidedigno duma terra marcada pelas vicissitudes duma vida nem sempre favorável às suas gentes.

Da minha análise ressalta a qualidade do trabalho, tanto do ponto de vista literário quanto do conteúdo.

O literário, deixando à vista uma gralha aqui outra além fruto do dedilhar das teclas e não da falta de conhecimentos tem nota “Excelente”, pois permite uma leitura fluente e simples, sem se afastar das regras gramaticais, uma virtude nem sempre respeitada por escritores consagrados.

Quanto ao conteúdo… Ó Canas Gaspar, o Senhor conhece mesmo Setúbal !!!
Todas as estórias e personagens relatadas como o faz obrigam-nos a retroceder no tempo para reencontrar pessoas e factos que constituíam o quotidiano setubalense.

“Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal” é um livro cuja leitura é bastante agradável, pelo que merece os mais rasgados elogios.


Albertino Costa Veloso

                     * * * * * 



Acabo de ler este interessante livro de Rui Canas Gaspar que fala da nossa cidade, das nossas gentes, e onde curiosamente fala também do meu pai (Francisco Biscaya da Silva) e tambem do meu avô (comendador Francisco Maria Lino da Silva). 

Um livro cheio de conhecimentos sobre a cidade de Setubal . 

Um bom livro, que recomendo.
Helena Biscaya da Silva-andrea


                               * * * * * 
Amigo Rui Canas Gaspar

 Acabei de ler o seu livro Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal e quero desde já agradecer-lhe por ter conseguido mexer com o meu imaginário Sadino e ter permitido transportar-me a locais e recordar pessoas, como se estivesse mesmo junto dos mesmos.

 É isso que aprecio num escritor. Essa capacidade de, através de uma prosa correcta, de léxico simples e semântica acessível, conseguir ter esse efeito em nós, os seus leitores. Bem haja e não perca esse seu jeito peculiar para descrever tão bem a nossa cidade. 

Publique mais porque Setúbal tem mais pessoas e muito mais histórias para serem contadas. Reconheço o seu laborioso trabalho de pesquisa e pelo que li, não vai parar tão cedo. 

Obrigado Rui
Biscaya da Silva 


Sem comentários:

Enviar um comentário