terça-feira, 21 de junho de 2016

Tem a certeza que conhece a Arrábida?

No princípio de julho terão lugar as centenárias festividades em honra de Nossa Senhora da Arrábida e muitos serão aqueles que se dirigirão para aquele magnífico lugar que é o “conventinho”.  Provavelmente depois de muito andarem terão sede. Mas alguém pensou como chegaria a indispensável água até lá? De onde vinha ela até chegar à Fonte Samaritana?

Pelo caminho os caminhantes poderão encontrar-se com alguns javalis. Mas então estes não eram animais que se encontravam extintos no Parque Natural da Arrábida? Então como é que agora reapareceram?

Na sua ida até este lugar de eleição poderá ser que se sintam tentados a visitar a Lapa de Santa Margarida, local místico e muito visitado. Mas será que conhece a Lapa do Médico? Talvez… Porém, seguramente 99,99% daqueles que me estão a ler desconhecerão o maior tesouro geológico da Arrábida, a Gruta do Frade, muitíssimo maior e incomparavelmente mais linda que estas duas.

Na sua digressão olhará para o alto e até pode ver à distância o “castelo dos mouros” sabia que nessa zona, um pouco abaixo, residiu o ultimo eremita da Arrábida? O falecido “chico das saias” quer saber mais sobre ele?

As lendas tem a particularidade de nos fazer sonhar. Conhece a  da Senhora da Pedra Mua, relacionada com um local ali bem perto do Vale da Vitória, onde o nosso primeiro rei de Portugal andou a combater os mouros?

Estes são apenas alguns das dezenas de temas desenvolvidos para melhor conhecer a nossa Arrábida, um espaço aqui tão perto e tão desconhecido.

Pela  segunda vez abordo esta interessante temática em livro, desta feita naquele que intitulei “MISTÉRIOS DA ARRÁBIDA” e que vos convido a tomar contacto, sem terem o problema de terem um contacto direto com outro fenómeno que por ali  já foi observado, os O.V.N.I.S.

Rui Canas Gaspar
2016-junho-21

www.livrosdorui.blogspot.com

1 comentário:

  1. Um raio de inspiração e luz sobre a nossa Serra - mãe. Obrigada

    ResponderEliminar