Livro: PORTUGAL - O FAROL DA EUROPA

Pioneiros da Amazônia

Irmão Rui, Aqui é irmão Ernandes Souza, brasileiro,   de Manaus,  tudo bem? Temos um exemplar do seu livro: Portugal - O Farol da Europa, achamos excelente e isso nos animou mais ainda a fazermos um livro com a história da igreja em nossa região também. Parabéns pelo livro é muito edificante e esclarecedor. Um abraço.

* * * * * 




Gostaria agora de expressar os meus sentimentos sobre a obra que o irmão Rui nos apresenta. Um conjunto de informações que valoriza o aspeto histórico bem como o testemunho dos discípulos de Cristo que construíram e constroem a história da Igreja em Portugal, passando por uma abrangente descrição da “Casa do Senhor”.


O título desta obra já realça a sensibilidade do autor, com relação aos santos portugueses e o momento que a Igreja de Jesus Cristo está vivendo em Portugal, pois no ano de 2010, literalmente a Missão Portugal Lisboa cumpriu a profecia de Theodore Tuttle e se tornou o Farol da europa em batismos, graças à união de todos, membros e missionários fabulosos, um Setenta de Área com visão e dinamismo, Élder Rocha, mas principalmente pela bondade de nosso Deus, que nos usou como instrumentos em suas mãos, a fim de fortalecer o estabelecimento de Seu Reino, em preparação à vinda de Sua casa, um Templo do Senhor.

Esta obra nos permite conhecer melhor a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seu estabelecimento em Portugal, assim como os detalhes de seu maravilhoso crescimento.

As descrições e testemunhos aqui apresentados, fazem com que nossa imaginação navegue ao passado histórico e nos conduza ao espírito dos pioneiros e desbravadores, permitindo que desta maneira possamos honrá-los, homenageá-los e aproveitarmos os grandes exemplos que nos deixaram, para coloca-los em prática nos nossos dias.

Além desta viagem magnífica ao passado, o autor traz várias informações sobre a morada mais importante e gloriosa, que será construída em terras Lusitanas, a “Casa do Senhor”, um Templo de Deus.

Impressiona bastante a abrangência e detalhes que foram pesquisados e compilados acerca deste tema, o Templo, permitindo que o leitor leigo possa não só conhecer, mas também sentir a importância que a “Casa do Senhor” terá coletivamente para este povo maravilhoso; e também, a grande fonte de vida e felicidade que representará, familiar e individualmente, para cada filho de Deus que vive em Portugal.

Convido todos a lerem esta obra, pois, sem dúvida poderão saborear uma viagem no tempo, bem como orgulharem-se ainda mais de pertencer a um povo valente, desbravador e, ao mesmo tempo, com humildade suficiente para afirmar como Josué: ”…Eu e minha casa serviremos ao Senhor…”.

Com gratidão ao irmão Rui Canas Gaspar

Moroni Bing Torgan
Presidente da Missão Portugal – Lisboa
2011-janeiro-11

  
edição do autor  -  preço 15 €  -  pedido a  ruicanasgaspar@gmail.com 


Terminei de ler o livro de sua autoria PORTUGAL - O FAROL DA EUROPA, e já o tenho como uma obra nossa, pois decerto o Senhor o ajudou a escrevê-lo, fazendo-o obra Sua. Como tudo o que é do nosso Pai Celestial também... é nosso, por sermos seus filhos, daí ter-me apropriado dele. Espero que outros também o façam, já que é um bom livro que ficará sempre como referência no futuro. Chorei no começo da sua leitura, chorei no meio e chorei também no final. Não pude deixar de me emocionar e agradecer ao Senhor por tão belo presente e também por si. Que o Senhor e Seu Filho Jesus Cristo continuem a ajudá-lo em todas as suas realizações.
Joaquim Manuel Candeias Lopes





No passado domingo dia 5 de junho, tive que viajar por motivos profissionais e imaginem quem foi o meu companheiro de viajem!! O novissímo livro escrito e editado pelo Grande irmão Rui Gaspar " Portugal, o Farol da Europa". Posso vos dizer que o lí na sua totalidade em 4,5hrs. Gostaria de vos dizer que sem sombra de dúvida é um livro... de leitura bastante agradável e espiritual. Senti fortemente o Espirito do Senhor Deus durante a leitura desse maravilhoso livro. Livro que nos dá uma panorâmica da história da Igreja de Jesus Cristo S.U.D em Portugal e que descreve de uma maneira muito simples mas bastante espiritual a Casa do Senhor, ou seja os Templos Santos. Recomendo sem qualquer exitação esta maravilhosa leitura e posso vos prometer que durante a leitura do mesmo o Espirito Santo ira se manisfestar ao vosso coração. Muito obrigado irmão Rui Gaspar!!

PS: Não esquecer que o valor monetário conseguido pela venda do mesmo é para realizar uma obra maravilhosa entre crianças desfavorecidas. Luis Sousa


Levei mais tempo a acabar do que tinha previsto. E porquê? Quis lê-lo e saboreá-lo sílaba por sílaba!
Muito haveria para dizer, mas é completamente impossível descrever os sentimentos, a emoção, as recordações que desfrutei quando o abria e me deixava envolver nas histórias, nas experiências, nos pormenores, na simplicidade da escrita, porém precisa e autêntica, e, principalmente dos testemunhos poderosos dos irmãos e irmãs de fé e amor por esta obra maravilhosa!
O Espirito Santo actua duma forma fantástica! Ele grava a verdade incontestável do Pai e do Filho, nas fibras do nosso ser. Senti uma paz incrivel, como uma brisa amena e suave no final da tarde, num cálido dia de Verão!
Sou grata ao meu Pai Celestial, ao meu Salvador e Redentor Jesus Cristo! Sou grata por um dia dois jovens missionários terem batido na minha porta e darem-me a conhecer que a Igreja de Jesus Cristo havia sido restaurada nestes últimos dias, por intermédio de um profeta chamado Joseph Smith, por me entregarem o livro de Mórmon e me convidarem a lê-lo, e terem prestado os seus testemunhos simples e sinceros! Sou grata por ter acedido ao apelo de Moroni e o Espirito Santo ter atuado na minha mente e no meu coração, bem como no da minha querida filha e termos decidido ir a casa dos élderes, ao fim de 8 dias do início das palestras pedirmos para sermos batizadas e termos o privilégio de pertencer ao rebanho de Jesus Cristo! Foi no dia 27 de Setembro de 1989, às 22,00 horas, na piscina da Casa da Missão!
Sou grata pelos convénios que fiz na Casa do Senhor, na Alemanha, em Agosto de 1991!
Sou grata por todas as benções que o Senhor com grande misericórdia tem derramado sobre mim, e, também pelas provações que me têm ajudado e crescer, pela família maravilhosa que tenho, tanto temporal com espiritual!
Através deste livro impar, viajei até à Alemanha, até à Suiça, até à Inglaterra, até Madrid e recordei com muita alegria os bons momentos passados entre os nossos irmãos e irmãs, e, espero estar viva e digna para entrar e servir, com todo o desejo do meu coração na Casa do Senhor, em Lisboa, Portugal!
Fiquei fascinada com pormenores que desconhecia, como por exemplo, os detalhes da construção de templos, da "Cápsula do Tempo" e também da beleza incomparável das orações dedicatórias!
Só uma igreja dirigida pelo Senhor, com representantes dignos, cheios de fé, amor, abnegação, empenhados no avanço desta obra, poderia atingir o auge da perfeição!
Estou muito emocionada e quero agradecer-lhe querido irmão e amigo Rui Gaspar por ter escrito este tesouro inestimável e que já faz parte da minha biblioteca de aprendizagem!
Muito e muito obrigada pela sua iniciativa e por os anjos terrestres e celestes o inspirarem e ajudarem na concretização deste belo sonho!
BEM HAJA!!!
Presto este meu testemunho, no sagrado nome do Nosso Grande Mestre e Salvador Jesus Cristo!
Graziela Caldeira


Excelente o livro do Rui. Muito bem escrito, abrangendo a história da Igreja em Portugal, e esclarecendo sobre a construção de templos. Conta histórias muito interessantes do desenvolvimento e aplicação do Evangelho naquele país.
Chris Ayres-Smith 


Portugal - O Farol da Europa (Rui Canas Gaspar)

Conheci o Rui na ocasião em que enviei meu conto“As Inteligências” para participar do concurso Parley P. Pratt de contos Mórmons, onde ele foi um dos organizadores. Na época ele comentou sobre a pesquisa que estava fazendo e do manuscrito que escrevia, o que se tornaria  mais tarde o livro tema deste post. Acompanhei sua frustação adivinda de problemas com uma editora que já havia confirmado a publicação, mas que devido ao grande atraso e falta de posição por parte da mesma, o levou à decisão de fazer uma publicação própria.

Quando recebi o exemplar que o Rui tão gentilmente me presenteou, percebi de imediato a qualidade de impressão, a qual é muito boa, mostrando que o autor demonstrou uma atenção especial a este fator importante em uma publicação. Como capista que sou poderia fazer uma análise da capa, mas creio não se aplicar ao caso no momento.

O texto foi muito bem escrito, onde há um equilíbrio narrativo para satisfazer os leitores membros e não membros da Igreja. O minucioso trabalho de pesquisa fica explícito em cada página do livro, nos conduzindo de forma detalhada, e ao mesmo tempo simples, à história do estabelecimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal. 

Um dos pontos fortes do livro é a inserção de relatos pessoais de várias pessoas, seja de diários ou cartas, que tornaram a história mais íntima, onde a posição do autor em determinado período histórico é corroborado por outras testemunhas. 

Portugal, O Farol da Europa, é uma obra literária que demonstra o carinho que o autor possui por sua nacionalidade e religião. Aliado a isto, também há o fato que todo o lucro obtido será empregado em um projeto social, na confecção de cadernos escolares para as crianças de baixa renda em Portugal.

Marcelo Bighetti (escritor brasileiro)

Os vídeos que vos apresentamos abaixo mostram a reportagem feita no NOVOHOTEL em Setúbal, Portugal aquando da apresentação do livro PORTUGAL – O FAROL DA EUROPA em 28 de maio de 2011.

Trata-se de um trabalho da autoria de Luis Cordeiro, que filmou, editou e publicou no YouTube e que vos aconselhamos a visionar.




Texto da autoria do Dr. Venâncio Caleira aquando da apresentação oficial do livro


Boa noite a todos os presentes. É para mim uma honra ter sido convidado a apresentar o livro “Portugal o Farol da Europa”, livro este que é um autêntico memorial dos factos históricos mais relevantes da Igreja SUD em Portugal.

Quando li o livro senti um desejo espontâneo de agradecer ao seu autor por toda a dedicação e empenho dispendidos na busca e colectânea dos elos perdidos da nossa memória coletiva enquanto Santos dos Últimos Dias portugueses.

Este livro apresenta-se ao leitor como um espelho que nos mostra o reflexo de uma ontogenia e de uma filogenia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal, bem como da fé dos seus membros.

O conteúdo do livro mostra os primeiros passos que a Igreja deu no sentido de se estabelecer neste canto da Europa; nele podemos deliciar-nos com os vários testemunhos daqueles que com muita coragem foram os pioneiros da Igreja em Portugal e ao mesmo tempo podemos conhecer a forma como se fez passo a passo a construção da Igreja e o seu crescimento enquanto instituição; mais, podemos apreciar o quanto as pessoas cresceram no seu testemunho de fé, enquanto membros da Igreja, enquanto cristãos.

Durante a leitura do livro deparamos com a apresentação dos principais acontecimentos ocorridos na Igreja desde os seus primórdios em 1830 até aos nossos dias. O Rui conseguiu de forma caleidoscópica estabelecer pontes entre duas realidades: uma, o desenvolvimento da igreja enquanto instituição religiosa com significativa expressão na comunidade global e a outra, o seu desenvolvimento no espaço português.

Mas como se não bastasse, o autor faz-nos viajar pelas memórias dos nossos pioneiros, sendo possível para o leitor conhecer os registos de diários pessoais de alguns dos primeiros missionários e presidentes de missão da Igreja SUD que serviram no nosso país. A leitura destes testemunhos escritos de forma tão íntima por homens e mulheres, causa-nos um processo pessoal de interiorização, leva-nos a viajar pelo túnel das nossas memórias individuais uma vez que o nosso testemunho entrecruza-se múltiplas vezes com a história dos 37anos de Igreja em Portugal.

Esta peregrinação percorre as nossas memórias; faz-nos reviver momentos significativos e espirituais, provoca na nossa mente o renascer do sentimento de que valeu a pena, valeu a pena todo o esforço pessoal e familiar ao longo dos anos que vamos tendo enquanto membros da igreja no que respeita à dedicação a esta causa, no que seja o tentar viver de acordo com os princípios e as doutrinas desta Igreja.

Olhando de forma mais objectiva e descritiva para o livro “ Portugal, um Farol da Europa”, podemos afirmar que o livro divide-se em duas grandes temáticas. A primeira é uma narrativa que reúne um conjunto impressionante de elementos históricos referentes à história da Igreja em Portugal; a segunda temática fala-nos daquilo que motivou o autor a criar esta obra, ou seja, a doutrina dos Templos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Não sendo um livro escrito por um erudito para ser lido por eruditos, não deixa de ser interessante verificar que o essencial desta doutrina encontra-se expressa no livro, de forma clara e facilmente perceptível por qualquer pessoa.

Quem nunca leu nada acerca da história portuguesa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, tem aqui uma oportunidade de conhecer uma instituição que só pode deixar uma impressão positiva no pensamento de todos os que a desejarem conhecer.

O Rui procurou com este livro deixar uma caixa do tempo aberta, numa época em que foi anunciado pelo presidente Thomas Monson, presidente e profeta da Igreja de Jesus Cristo, a construção de um Templo em Portugal. Muito provavelmente isto pode ter um reduzido significado para todos os que nada conhecem sobre os Santos dos Últimos Dias, vulgarmente conhecidos por mórmons, mas após a leitura desta obra ficará claro para o leitor que para este povo convertido ao Salvador Jesus Cristo, esta notícia é talvez a melhor noticia factual da Igreja desde a existência da Igreja em Portugal.

Eu pertenço a uma geração de membros da Igreja que precisavam de viajar muitos kms para chegar a um Templo; nesse propósito viajei para os templos localizados na Suiça, na Alemanha, na Inglaterra. Por mais agradáveis que fossem as viagens, a distância era enorme; Rui, parabéns por se ter lembrado de retratar no livro alguns relatos destas viagens; percorrer mais de 5000 kms para frequentar um Templo era uma aventura e só quem nunca passou por esta experiência é que não faz ideia das tormentas das viagens. Neste livro podemos ter a oportunidade de conhecer testemunhos e relatos jornalísticos que são memória destas viagens.

Quando o Templo da igreja em Madrid foi anunciado isso já representou uma alegria para os portugueses; afinal passámos a estar apenas a 600 kms de distância do Templo. Esses momentos históricos encontram também aqui um espaço próprio.

Finalmente, quando o profeta em Outubro de 2010 anunciou a construção de um Templo em Lisboa, a alegria dos santos portugueses foi enorme. A azáfama em Salt Lake ocorrida entre os membros da equipa de tradução em directo da conferência encontra-se magnificamente retratada no livro, bem como a reacção de imensos membros a este anúncio.

Certamente que outros livros poderão ainda vir a ser escritos sobre este mesmo tema, contudo, ser-se pioneiro também na arte de escrever para mostrar as memórias colectivas não deixa de ser um exercício intelectual notável e por isso Rui Gaspar, louvo a sua coragem, a sua criatividade, a sua genialidade na forma como demonstra saber dialogar e contar as histórias que dezenas e dezenas de pessoas depositaram nas suas mãos.

Termino com uma alusão ao título do livro, Portugal, um Farol da Europa. Nem sempre somos este Farol no que respeita a matérias económicas, sociais, ou outras. Mas em matéria de fé e de espírito de sacrifício o povo português tem demonstrado ter esta capacidade bem apurada. O livro também documenta que em muitos aspectos, a Igreja SUD em Portugal foi pioneira em projectos e em realizações que só mais tarde se desenvolveram nos restantes países europeus.

Bem haja Rui Gaspar por se ter transformado com a criação deste livro num importante anfitrião da memória colectiva Igreja em Portugal. Parabéns.