Livro: ÁFRICA MÓRMON






Exposição levada e efeito pelo artista John Zamudio, em Cordoba - Argentina onde a tela que foi pintada para ilustrar a capa do livro ÁFRICA MORMON foi mais uma vez exposta publicamente




O MAIS ATUALIZADO LIVRO
SOBRE OS SUD EM ÁFRICA


Rui e Ana Gaspar no Bowling de Setúbal em 11-11-11 no decurso da Grande Festa Africana que assinalou o lançamento do livro ÁFRICA MÓRMON











                   AS ESTÓRIAS QUE FAZEM A HISTÓRIA

O continente africano é pródigo em guerras de libertação dos seus países em relação às nações colonizadoras europeias e posteriormente a estas, muitos deles envolveram-se em sangrentas guerras civis.
Ação Mãos que Ajudam nas aldeias angolanas dos Dembos


O ÁFRICA MÓRMON, escrito por Rui Canas Gaspar, começa por relatar algumas passagens do autor enquanto jovem militar em serviço na Guiné-Bissau, onde esteve à beira da morte e, tenta mostrar aos seus leitores a África profunda, por intermédio de alguns textos; uns escritos na década de setenta do século passado e outros que agora foram redigidos para completar este trabalho de 220 páginas.

Todo o livro é formado por um conjunto de relatos verídicos, com exceção para um delicioso conto que também o poderia ser; o KARIBU, o qual nos dá conta das aventuras de Jomo Shimba, um homem que leva o evangelho restaurado para a sua aldeia no interior de África.

Aborda a questão da escravatura e, como ela teve importância para os primeiros mórmons.

A não atribuição aos africanos e seus descendentes das bênçãos do sacerdócio, até 1978 é aqui também tratado.

Apresenta-nos a mais atualizada panorâmica sobre a expansão da Igreja em mais de 40 países de África, com especial destaque para Cabo Verde, Moçambique e Angola, onde se compila diversa informação histórica e relatos de eventos recentes, a par de estórias de missionários que ali serviram, tudo se conjugando para nos dar uma imagem real e atual da Igreja e sua ação nos países africanos lusófonos.

O livro termina com duas mensagens destinadas aos povos de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau, países onde por enquanto a Igreja SUD ainda não está presente.

Escrito numa linguagem clara e simples o livro é ilustrado com algumas fotografias captadas em África por Mónica e Artur Miranda, a sua capa retrata a última obra de arte de John Zamudio, “Jesus Cristo em África” tendo como modelos cerca de duas dezenas de Santos dos Últimos Dias, africanos ou seus descendentes que residiam em Portugal em 2011.

África Mórmon é um livro onde as estórias fazem a história e por isso de muito agradável leitura.

Trata-se de uma edição de autor distribuída pela internet por: editor@alaum.net sendo que, os resultados financeiros deste trabalho destinam-se à feitura e distribuição de cadernos escolares para crianças carenciadas de Portugal e de países africanos de expressão portuguesa.





Acabo de ler o novo livro do amigo Rui Gaspar.

De fácil leitura, muito aprazível, fala-nos de África, desse continente que palpita de vida. Fala-nos também da serena chegada da fé dos Santos dos Últimos Dias àquele continente e da sua implantação nas nações africanas. Daí o seu título “África Mórmon”. Li o livro como quem saboreia um fruto tropical, soube-me a uma bela manga, não colhida antes do tempo ou forçada a amadurecer, mas colhida no momento certo e comida à mão, com todo o sabor e aroma que lhe são característicos.

Como nasci e cresci em África, vi-me rapidamente transportado às memórias agradáveis que guardo da minha infância e adolescência e dos momentos inesquecíveis vividos em Moçambique. Sem grandes formalismos, numa escrita quase confessional, África Mórmon é mais do que um Almanaque Luso-Africano, para lá dos factos reportados, dos números e dados estatísticos, contam-se estórias com gente por dentro que partilha experiências que nos toca o coração, com muitas delas vividas na primeira pessoa.

A obra revela muito elemento inédito, de inegável utilidade informativa. Fala-nos do assombroso crescimento da fé dos Santos dos Últimos Dias por entre os povos de África e com um enfoque muito particular da África Lusófona. Recheada de episódios curiosos e dados históricos da Igreja SUD em África.

Não posso deixar por isso de recomendar vivamente a sua leitura. Se com o primeiro título, publicado, revelou-se de forma surpreendente e agradável, um Rui escritor, com este segundo título, chega-nos a confirmação da sua veia literária.

Felicitemos o autor por aventurar-se neste novo percurso da sua vida que decerto muito ainda tem para dar. Para já façam o favor de se deliciarem com esta obra tão proveitosa.
Luis Barbosa da Silva
Miratejo  -  Portugal







ÁFRICA MÓRMON



Gostaria de parabenizar o irmão Rui Canas Gaspar por mais um livro envolvente, fascinante e muito detalhadamente explicativo e informativo.

Quando li "Portugal, Farol da Europa", não pude deixar de viajar pela história de alguns de meus antepassados vindos daquele país abençoado e que trouxeram parte da fé que hoje corre em minhas veias.

A apresentação e edição ficaram perfeitas na minha opinião, a completar pelo excelente trabalho de compilação que o autor se dispôs a fazer. Ele soube como usar os elementos essenciais de um texto, trazendo a não ficção em conjunto com a história real de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias naquele país de forma que demonstrou diferentes níveis de conhecimento e experiência.

Em 'África Mórmon', Rui foi ainda mais além! No início, o autor simplesmente convida de forma pessoal e mesmo emocionante a conhecer melhor o segundo continente mais populoso do planeta, com uma linguagem doce e quase profissional, onde descreve fiel e perfeitamente o sentimento de fazer parte de um povo que merece o conhecimento da Verdade.
O autor Rui Canas Gaspar tem um estilo único de compilar histórias reais com sentimentos pessoais, e informação histórica de forma a tornar a leitura abrangente e muito agradável, fazendo seus livros leituras indispensáveis para os membros da igreja nestes locais, ou mesmo descendentes tamanha a didática de sua forma de escrita.
África Mórmon é o melhor, e provavelmente único, relato da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no continente africano, trazendo memórias, dividindo a linha do tempo entre os diferentes acontecimentos da história do continente e seus muitos países, a história da escravatura mundialmente detalhada, e o atual crescimento da obra missionária naquele país trazendo as boas novas do Evangelho de Jesus Cristo aos seus filhos daquela parte da vinha do Senhor. 
Sinto-me humildemente privilegiada de possuir um exemplar deste livro, onde poderei ensinar descendentes por gerações sobre o antes, durante e o depois da igreja no continente africano, para um povo sofrido e sedento do conhecimento da Verdade.
Gostaria de agradecer o autor Rui Canas Gaspar pelo imenso favor que fez à humanidade trazendo este livro bonito, com uma gravura de John Zamudio original e exemplar, numa apresentação de primeira linha, com palavras e histórias imperdíveis de nossos irmãos africanos.
                                                                                                            Chris Ayres - Estados Unidos


                               * * * * * 



"Foi com enorme prazer que voltei a ler mais um livro do nosso irmão Rui Canas Gaspar, mais uma obra de importante caráter histórico para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ao ler este livro África Mórmon fiquei impressionada com a fé e a coragem dos nossos irmãos africanos assim a sua sede do evangelho e do batismo. Não tinha noção do desenvolvimento e crescimento da igreja em África. Este livro aborda com exatidão dos números essa questão. Se a igreja no nosso país crescesse a esse ritmo teríamos como eles que apenas em 20 anos, desde o início da pregação do evangelho, foram abençoados com 2 Templos.
As carências de livros de Mórmon e outros  materiais de ensino, de instalações  e de mobilização não os impediram de realizar as suas reuniões e de aprenderem o evangelho, e os hinos. Tal como os pioneiros nada os fez desistir do seu grande propósito, estar no caminho da verdade e da salvação eterna. 

Agradeço ao Irmão Rui a oportunidade de nos dar a conhecer esta realidade com a sua magnífica escrita e que este conhecimento  possa ser para nós um exemplo. Todos os fatos históricos ajudam a enquadrar o país e a perceber melhor as dificuldades por que cada um passa, e a forma como foram abençoados coma presença dos SUD.
Todas as estórias relatadas dão o toque final ao livro de uma forma muito emocionante. Mais um testemunho da veracidade deste evangelho e de como através dele vidas podem ser mudadas.
Um muito obrigado"
                                                                                                      
                                                                                 Ana Neves -  Loulé - ALGARVE -PORTUGAL


                               * * * * * 






No Lubango, em Angola, o AFRICA MÓRMON é lido e relido, pela missionária SUD Alice Violim e pelos jovens que ali desenvolvem o seu trabalho missionário. 
Com a leitura deste livro eles passam a conhecer melhor as dezenas de países africanos e as estórias de muitos novos irmãos que se filiaram à Igreja SUD.

* * * * * 
Enos de Castro Deus  é um escritor brasileiro e missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que serve atualmente uma missão de tempo integral, conjuntamente com sua esposa, em terras moçambicanas.

Já conhecia e tinha lido o livro ÁFRICA MÓRMON  no seu país natal, o Brasil.  Agora achou importante que esta obra fosse para Moçambique e aqui está ele satisfeito por ter recebido o exemplar que conta a história da Igreja SUD em África, com especial destaque para os países africanos de língua oficial portuguesa.





Sem comentários:

Enviar um comentário