Livro: CEADA - A PÉROLA DA ARRÁBIDA

No dia 10 de Outubro de 1982 o mais participado Conselho Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas realizado até então, votava por unanimidade uma proposta que se tornaria no pontapé de saída para a aventura que foi a aquisição dos terrenos e a implantação do CEADA no Vale dos Picheleiros, Parque Natural da Arrábida.

É a história de todo este processo, desenvolvida ao longo de vários anos que se conta neste livro em mais uma aventura da Patrulha Falcão.


PARQUE DE ESCUTISMO NA REGIÃO DE SETÚBAL
  1. Considerando a necessidade que a Região tem de ter permanentemente à sua disposição uma propriedade que lhe permita desenvolver as suas actividades de campo.
  2. Considerando que as zonas disponíveis para acampar, na nossa Região, cada vez se tornam mais escassas, privando os nossos jovens de salutares actividades de ar livre, essência do sistema formativo escutista.
  3. Considerando que se torna irreversível o processo desencadeado pelo C.N.E. na pista da auto suficiência material de que a Região de Setúbal é pioneira.
  4. Considerando que pela experiencia já adquirida seremos capazes de levar a bom termo mais este empreendimento.
Propomos:
1.   Que o Conselho Regional de Setúbal, Órgão representativo de todo o C.N.E. nesta Região aprove a presente proposta a qual visa na generalidade a futura aquisição de um terreno para nele ser instalado um Parque de Escutismo.
2.   Que este empreendimento não colida nem atrofie o desenvolvimento normal das actividades pedagógicas a levar a efeito pela Região.
3.   Que todas as ações a levar a efeito, no âmbito desta operação, tenham sempre um carácter pedagógico.
4.   Que em todas as acções financeiras sejam contempladas directamente as Unidades participantes, percentualmente, a exemplo da “Operação B.R.P.”.
5.   Que seja dado a este empreendimento a designação de “Operação IM – POSSIVEL”.
6.   Que o grosso das finanças regionais, sejam doravante canalizadas para este projecto, sem que por isso sejam prejudicadas por falta de verba, as actividades planeadas.
Divisão Financeira Regional

Setembro de 1982


NÃO EDITADO

Sem comentários:

Enviar um comentário